Bolsa de Investigação em Oncobiologia

(UID/DTP/04567/2016 – CBIOS/PRUID/BI3/2017 )

Concurso para atribuição de uma Bolsa de Investigação

Encontra-se aberto concurso para a atribuição de uma Bolsa de Investigação no âmbito do Centro de Investigação em Biociências e Tecnologias da Saúde (CBIOS) com a referência UID/DTP/04567/2016, financiado por fundos nacionais através da FCT/MCTES (PIDDAC), através do Programa de Recuperação para Unidades de I&D, nas seguintes condições:

Área Científica

Ciências Biológicas

Requisitos de admissão

Licenciado em Biologia, Bioquímica, Ciências Farmacêuticas, Ciências Médicas, Ciências da Nutrição, Ciências da Saúde ou áreas científicas afins.

Outros requisitos preferenciais:

  • Conhecimentos teóricos e laboratoriais na área das ciências da saúde
  • Experiência científica prévia, preferencialmente incluindo técnicas de cultura celular e de biologia celular e molecular
  • Motivação para investigação científica interdisciplinar e posterior prossecução de estudos avançados
  • Boa organização e capacidade de trabalho
  • Bons conhecimentos da língua inglesa

Plano de trabalhos

O objetivo deste projeto é explorar a influência das vias de sinalização redox da célula no potencial metastático, manipulando-as quer por técnicas de biologia molecular, quer pelo uso de compostos bioativos.

Neste sentido, o bolseiro deverá executar ensaios de citotoxicidade, de migração/invasão celular e de mecanismos moleculares, em modelos de células tumorais representativos. No caso dos compostos bioativos derivados da dieta, o bolseiro poderá ainda participar em estudos de frequência de consumo alimentar.

Legislação e regulamentação aplicável

Estatuto do Bolseiro de Investigação; Regulamento de Bolsas de Investigação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P. – em vigor

Local de trabalho

O trabalho será desenvolvido no CBIOS da Universidade Lusófona (COFAC – Cooperativa de Formação e Animação Cultural, C.R.L.), em Lisboa, sob a orientação científica da Professora Doutora Ana Fernandes e coorientação dos Professores Doutores Nuno Saraiva e António Raposo.

Duração da bolsa

A bolsa terá a duração de 6 meses, com início previsto em junho de 2017. O contrato de bolsa poderá ser renovado até ao máximo de 12 meses.

Valor do subsídio de manutenção mensal

O montante da bolsa corresponde a 745 €, conforme tabela de valores das bolsas atribuídas diretamente pela FCT, I.P. no País (http://www.fct.pt/apoios/bolsas/valores).

Métodos de seleção

Os métodos de seleção a utilizar serão os seguintes:

  1. Experiência e formação como descrito nos “Requisitos de admissão” (40%)
  2. Média de curso (10%)
  3. Produção científica na área (10%)
  4. Entrevista (40%)

Composição do Júri de Seleção

Professor Doutor Luís Monteiro Rodrigues
Presidente
Professora Doutora Ana Fernandes, Professor Doutor Nuno Saraiva
Vogais efetivos
Professora Doutora Patrícia Rijo, Professor Doutor António Raposo
Vogais suplentes

Forma de publicitação/notificação dos resultados

Os resultados finais da avaliação serão publicitados, através de lista ordenada alfabeticamente afixada em local visível e público da Escola de Ciências e Tecnologias da Saúde – ULHT, sendo o candidato(a) aprovado(a) notificado(a) através de e-mail.

Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas

O concurso encontra-se aberto no período de 2 a 16 de maio de 2017.

As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através do envio de carta de candidatura acompanhada dos seguintes documentos: curriculum vitae, comprovativo de habilitações e outros documentos de prova, carta de motivação e contactos de duas referências.

As candidaturas deverão ser enviadas por email para:

Trackback do seu site.