Bolsa de Investigação em Ciências Biológicas

Bolsa de Investigação (UID/DTP/04567/2019-CBIOS/BI2)

Concurso para atribuição de uma Bolsa de Investigação

Encontra-se aberto concurso para a atribuição de uma Bolsa de Investigação no âmbito doCentro de Investigação em Biociências e Tecnologias da Saúde (CBIOS) com a referência UID/DTP/04567/2019, financiado por fundos nacionais através da FCT/MCTES (PIDDAC), nas seguintes condições:

Área Científica

Ciências Biológicas

Requisitos de admissão

Licenciado em Biologia, Bioquímica, Ciências Farmacêuticas, Ciências Médicas, Ciências da Nutrição, Ciências da Saúde ou áreas científicas afins.

Outros requisitos preferenciais:

—Conhecimentos teóricos e laboratoriais na área das ciências da saúde;

—Experiência científica prévia, preferencialmente incluindo técnicas de cultura celular e de biologia celular e molecular;

—Motivação para investigação científica interdisciplinar e posterior prossecução de estudos avançados;

— Boa organização e capacidade de trabalho;

— Bons conhecimentos da língua inglesa.

Plano de trabalhos

O objetivo deste projeto é explorar a influência do estado redox da célula em processos celulares relacionados com a progressão tumoral, manipulando-o quer por técnicas de biologia molecular, quer pelo uso de compostos bioativos. Neste sentido, o bolseiro deverá executar ensaios de citotoxicidade, de proliferação, de migração/invasão celular e de mecanismos moleculares, em modelos de células tumorais representativos.

Legislação e regulamentação aplicável

Estatuto do Bolseiro de Investigação; Regulamento de Bolsas de Investigação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P. – em vigor.

Local de trabalho

O trabalho será desenvolvido no CBIOS da Universidade Lusófona (COFAC – Cooperativa de Formação e Animação Cultural, C.R.L.), em Lisboa, sob a orientação científica da Professora Doutora Ana Fernandes e coorientação dos Professores Doutores Nuno Saraiva e João Costa.

 

Duração da bolsa

A bolsa terá a duração de 3 meses, com início previsto em julho de 2019. O contrato de bolsa poderá ser renovado.

Valor do subsídio de manutenção mensal

O montante da bolsa corresponde a 752,38€, conforme tabela de valores das bolsas atribuídas diretamente pela FCT, I.P. no País (http://www.fct.pt/apoios/bolsas/valores).

Métodos de seleção

Os métodos de seleção a utilizar serão os seguintes:

  1. Experiência e formação como descrito nos “Requisitos de admissão” (40%)
  2. Média de curso (10%)
  3. Produção científica na área (10%)
  4. Entrevista (40%)

Composição do Júri de Seleção

Presidente: Professor Doutor Luís Monteiro RodriguesVogais efetivos: Professora Doutora Ana Fernandes, Professor Doutor Nuno SaraivaVogais suplentes: Professora Doutora Patrícia Rijo, Professor Doutor João Costa

Forma de publicitação/notificação dos resultados

Os resultados finais da avaliação serão publicitados, através de lista ordenada alfabeticamente afixada em local visível e público da Escola de Ciências e Tecnologias da Saúde – ULHT, sendo o candidato(a) aprovado(a) notificado(a) através de e-mail.

Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas

O concurso encontra-se aberto no período de 20 de maio a 7 de junho de 2019.

As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através do envio de carta de candidatura acompanhada dos seguintes documentos: curriculum vitae, comprovativo de habilitações e outros documentos de prova, carta de motivação e contactos de duas referências.

As candidaturas deverão ser enviadas por email para:

  • Professora Doutora Ana Fernandes

ana.fernandes@ulusofona.pt

Trackback do seu site.